quinta-feira, 20 de setembro de 2012

'Hollywood Tonight': como Michael construiu esse sucesso!



Michael Jackson ficou tão impressionado com a dançarina Sofia Boutella - estrela do vídeo, o ícone do final da década de novas músicas para "Hollywood Tonight" - qie ele estava pronto para oferecer-lhe a oportunidade de uma vida: a chance de dançar ao lado dele na sua This Is It, na série de concertos na O2 Arena, em Londres. Infelizmente, ela ainda estava sob contrato da 'Confessions Tour' de Madonna na época e não podia sair dele. Vendo como Boutella estava decepcionada, Jackson voltou-se para um casal de seus colaboradores e disse:
- ".. Eu vou esperar o término do contrato com a Madonna, depois vou chamá-la"

Sofia Boutella finalmente perdeu a This Is It, então ela presta uma homenagem admirável ao Rei do Pop em seu vídeo mais recente, que pinta a história de uma garota jovem, ambiciosa tentando vencer em Hollywood, sem ser engolida por suas armadilhas e ilusões . É um conto, mas é realizado com muito bom gosto pelo diretor, Wayne Isham, e provocada pela energia contagiante e talento de Boutella. O vídeo também lembra - juntamente com o tributo recente no American Idol e com alegria - como é profunda a influência de Jackson, que continua a ser ombátível para as novas gerações (muitos dos quais só "descobriram" MJ, após sua trágica morte em 2009).

"Hollywood Tonight" é o segundo single a ser lançado do álbum póstumo de Jackson, Michael

A música tem uma história longa e sinuosa:

Michael Jackson primeiro colocou um esboço da letra em 1999, enquanto permanecia no Beverly Hills Hotel. Logo depois, ele começou a trabalhar a música com o antigo amigo e colaborador, Brad Buxer (que co-escreveu a canção).

A canção viajou com eles a partir de Los Angeles a Nova York, de Miami para Neverland, durante as sessões iniciais de gravações de Invincible. Jackson e Buxer foram trabalhar algumas matérias pendentes neste tempo, incluindo músicas como "Beautiful Girl", "The Way You Love Me", "Speechless", "The Lost Children", "Shut Up and Dance" e "I Was a Loser", entre outras. Um par de anos anteriores e Buxer Jackson também tinham trabalhado em destaques artísticos como "Morfine."

Jackson amava algumas partes de "Hollywood" - o canto gregoriano de abertura (a idéia), o "oeste, greyhound" das harmonias, o assobiar no outro -, mas parou de trabalhar nela.

Ao longo dos próximos dez anos, no entanto, voltou aos tempos de trabalhar em várias faixas. Para a linha de baixo, Michael estava procurando por algo semelhante a "Billie Jean".
-"Não mudo o baixo liso em 'Hollywood'", indicou em um bilhete.

Sua demo inícial apresenta duas linhas de baixo e em camadas. Jackson e Brad Buxer continuaram mexendo com ela em Las Vegas em 2007. Por um tempo, ele gostou da idéia de acabar a música com um som de um ônibus saindo ou chegando. No entanto, ele finalmente decidiu celebrar com os assobios.

Em outubro de 2008, Jackson que já estava vivendo em Los Angeles, pediu ao engenheiro de gravação Prince Michael, para colocar as últimas misturas de "Hollywood" em CD para que ele pudesse ouví-la e ver o que poderia ainda ser melhorado. Infelizmente, ele nunca chegou a trabalhar com essa música novamente.

O novo single de "Hollywood" é mais fiel a esta última versão. É claro que Jackson tinha a intenção de continuar trabalhando nela, razão pela qual seu patrimônio e a Sony chamaram os dois mais estreitos colaboradores de Jackson - Theron Feemster e Teddy Riley - para tentar terminá-la. A produção de Riley, que mantém muito do demo Michael e de Brad (incluindo a intro e outros), além dos elementos do mix Feemster (incluindo o riff de guitarra fantástico e o funky), e acrescentou um pouco mais de punch, tornando-se a versão do álbum.

Depois que foi liberado, no entanto, muitos fãs manifestaram preocupações sobre os vocais mais processados, e a ponte longa falada. Jackson tinha, de fato, as letras escritas para sua própria ponte ( refrão ), que eram muito mais escuros do que o de Riley.

O refrão de Jackson diz o seguinte:

Ela não tem sequer um bilhete

Ela não tem sequer um caminho de volta para casa

Ela está perdida e que ela está sozinha

Não há lugar para ela ir

Ela é jovem e ela é fria

Assim como seu pai lhe disse isso

Enquanto a versão de Jackson destaca a tragédia e a incerteza de um sonho adiado, a ponte de Teddy Riley optou por uma resolução mais positiva e arrumada. "Com a ponte de ter feito o seu sucesso", explicou. - "[Ela] completou sua missão".

Com o novo single, no entanto, a Sony decidiu cortar a parte falada por Michael, completamente . Eles usaram o seu beatbox, sua idéia de chifres e cordas, e seus vocais operísticos (retirado de uma fita sendo executados durante uma sessão de gravação em um quarto de hotel). Além da ponte, os vocais do novo single são deixados 'não-processados' ​​e da produção é escalado para trás. O resultado é único, mais cru, mais funky.

"Hollywood Tonight", então, passou por várias encarnações:
- os demos diversos de Jackson gravados com Brad Buxer e Prince Michael, de 1999 a 2008,
- as duas versões de Theron Feemster trabalhados após a morte de Jackson (um dos quais é declaradamente impressionante) ;
- a versão do álbum, polido e completado por Teddy Riley, e claro, o novo single.

Todos são necessariamente aproximações para o que Jackson teria finalmente realizado em forma final. Essa é a natureza dos lançamentos póstumos. Eles vão sempre ser imperfeitos e eles vão sempre gerar um debate feroz.

Mas para a maioria dos amantes da música de Michael, eles vão gostar de qualquer nova música de que possam obter - sejam demos, remixes ou novas combinações.

"Hollywood Tonight" poderia estar acumulando poeira em um cofre, em vez disso, tem milhares de pessoas dançando nas ruas. Michael Jackson é assim, sempre surpreendendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário