sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HIStory About "Stranger In Moscow"

"Stranger in Moscow" é o quinto e último single do álbum HIStory. A canção, que foi lançada mundialmente em1996, e, nos Estados Unidos, em 1997, foi escrita por Jackson em 1993, ano em que ele foi acusado de ter abusado sexualmente de um menor. A canção fala de paranóia e solidão, tem uma melodia e batida muito marcante.

A canção foi muito bem recebida pelos críticos, que alegaram que a musicalidade de Jackson tinha tomado um excelente caminho. Um crítico do Los Angeles Times disse que a canção era a razão para Jackson ser chamado de "gênio". De fato, Stranger in Moscow é uma canção relaxante de se ouvir, e até hoje é considerada por muitos fãs como uma das melhores musicas de Michael. Entretanto, o que mais chamou a atenção na época não foi ritmo único, mas sim a letra. Stranger in Moscow é uma canção que retrata a nostalgia de um homem que não teve uma infância feliz, que vivia sozinho em uma imensa mansão, sendo odiado pela metade do mundo e amado pela outra. Tudo nessa música é extremamente melódico, ou como classificou o The New York Times, "Uma belíssima balada acompanhada com o som da chuva". Uma guitarra de fundo foi tocada por Steve Lukather enquanto teclados, sintetizadores e baixos são creditados a David Paich e Steve Porcaro.


                           
Em resposta ao repórter da VH-1 sobre a música, Jackson       
disse:Eu a escrevi em Moscou. A letra é totalmente autobiográfica. Quando você ouve frases como "Aqui abandonado na minha fama....Apocalipse do cérebro"- naquele momento, na última turnê enquanto eu estava em Moscou, era como eu estava me sentindo. Foi meio como se tivesse criado sozinho, apareceu para mim, porque era como eu me sentia naquele momento. Totalmente sozinho, no meu hotel, estava chovendo e eu simplemente comecei e escrever. É notável ver nos vídeos do show da Dangerous World Tour de Moscou, que a chuva atrapalha o desempenho de Michael e sua equipe no palco, isso mostra que realmente chovia no dia em que ele compôs a música, e seria a explicação para o som de chuva caindo no início da canção. Logo se vê que Jackson quis captar ao máximo aquele momento de solidão na música.
Jackson disse que a partir de Stranger In Moscow que ele encontrou o conceito do álbum HIStory, e decidiu fazer um álbum de inéditas e não um de sucessos anteriores com poucas faixas novas.

Stranger in Moscow foi número #1 na Espanha e número #4 no Reino Unido e nos Países Baixos.
O vídeo da canção mostra Jackson e mais cinco personagens vivendo uma vida de solidão na capital russa. Moscou foi escolhida como palco do vídeo por ser uma cidade silenciosa, ou como Michael mesmo disse, "Uma cidade onde mesmo estando no meio da rua, você ainda está sozinho". Mas apesar disso o vídeo foi gravado num estúdio, onde depois foi inserido o cenário da cidade. Os efeitos especiais aparecem em câmera lenta, como as aves e vespas voando, ou o café derramando sob a mesa. No final do vídeo, todos os personagens "lavam a alma" com uma chuva que cai sobre a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário