quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

They Don't Care About Us


"They Don't Care About Us" é o quarto single lançado por Michael Jackson em 1995 como parte da promoção do álbum HIStory. A música foi uma das mais polêmicas de toda a carreira de Jackson. Acusado de fazer apologia ao antissemitismo pelos jornais, Michael alegou que não tinha a intenção de ferir ninguém e regravou a música, que é um hino contra as injustiças sociais. They Don't Care About Us é diferente de todo o estilo musical de Michael. A canção tem batidas de Reggae e Hip Hop. A parceria com o grupo baiano Olodum introduziu, na canção, elementos de Axé Music.

Versão no Brasil


O vídeo foi produzido por Spike Lee em Salvador, no Pelourinho e na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Produzir o videoclipe de They Don't Care About Us não foi uma tarefa fácil. As autoridades da época não queriam que o vídeo fosse gravado, pois temiam que denunciasse a pobreza dos locais e as falhas dos governos. Já os moradores dos locais ficaram felizes em receber o cantor.

Outra polêmica é que o diretor Spike Lee teve que negociar com os traficantes da favela Santa Marta para garantir a segurança do astro. O governo criticou muito essa decisão e Lee, em resposta, disse que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança de Jackson. O vídeo conta com a parceria do grupo baiano Olodum, que ajudou a música a ficar com uma cara mais brasileira, introduzindo o Axé Music na canção.

Versão em prisão

Michael Jackson produziu uma segunda versão para o videoclipe. Tinha, como cenário, uma prisão estadunidense. A versão carcerária do vídeo foi gravada em estúdios de Nova Iorque no final de Fevereiro, após Michael ter visitado o Brasil. Esta versão é menos conhecida no mundo todo. A MTV estadunidense baniu a versão na sua grade normal devido à violência exposta no vídeo. A VH1 e a MTV só tinham permissão para transmitir o videoclipe após às nove horas da noite.




                                                             Tradução da Musica


Eles Não Ligam Pra Gente
Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, provocação
Todo mundo, Alegando

Nas notícias
Todo mundo, Comida de cachorro
Bang bang, Morto a tiros
Todo mundo, Enlouqueceu

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Bata-me, Odeie-me
Você nunca Vai me derrubar
Obrigue-me, Aterrorize-me
Você nunca Vai me matar

Julgue-me, Processe-me
Todo mundo Me obriga
Chute-me, espie-me
Não diga Que sou negro ou branco

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Diga-me o que aconteceu com minha vida
Eu tenho esposa e dois filhos que me amam
Eu sou vítima da brutalidade policial, não

Estou cansado de ser vítima do ódio
Você acaba com meu orgulho. Oh, pelo amor de Deus
Olho pro ceu pra cumprir a profecia
Liberte-me

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Trepidação, Especulação
Todo mundo, Alegação

Na suíte, Nas notícias
Todo mundo, Comida de cachorro
Homem negro, Chantagem
Jogue o irmão na cadeia

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Diga-me o que aconteceu com meus direitos
Eu sou invisível porque você me ignora?
Sua proclamação me prometeu liberdade, agora

Estou cansado de ser vítima da vergonha
Jogaram-me numa classe com o nome sujo
Não acredito que essa é a terra de onde vim

Você sabe que eu odeio dizer isso
O governo não quer enxergar
Mas se Roosevelt estivesse vivo
Ele não deixaria isso acontecer,agora

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, Especulação
Todo mundo, Litígio

Espanque-me, Bata-me
Você nunca Irá me sujar
Ataque-me, Chute-me
Você nunca Vai me pegar

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Algumas coisas na vida eles não querem enxergar
Mas se Martin Luther estivesse vivo
Ele não deixaria isso acontecer, agora

Cabeça careca, Cabeça morta
Todo mundo Ficou mal
Situação, Agravação
Todo mundo, Alegação

Na suíte Nas notícias
Todo mundo Comida de cachorro
Chute-me, espie-me
Não diga Se estou certo ou errado

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
(Mantêm-me no fogo)

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
(Eu estou lá para lembrá-lo)

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente

Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam
Tudo o que eu quero dizer é que
Eles realmente não ligam pra gente


http://letras.mus.br/michael-jackson/73212/traducao.html & wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário