sábado, 17 de novembro de 2012

HIStory: Past, Present and Future – Book I


HIStory: Past, Present & Future — Book I, frequentemente chamado apenas de HIStory, é um álbum duplo lançado por Michael Jackson pela Epic em 1995 que reúne trinta canções. No primeiro disco --HIStory Begins--, uma seleção de quinze sucessos remasterizados. No segundo --HIStory Continues--, a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo cantor desde o álbum Dangerous, de 1991. O álbum já vendeu mais de 27 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum duplo mais vendido de todos os tempos.A semi-coletânea recebeu seis indicações ao Grammy Awards de 1996.


Lançamento

O lançamento de HIStory foi antecedido e sucedido por muita polêmica. Desde a vinculação de um comercial de quatro minutos na televisão, em que Jackson liderava uma tropa de soldados aparentemente nazistas; à capa do álbum, que ostentava a imagem de uma estátua em bronze do cantor como se representasse um semi-deus. Estátuas similares, mas de concreto, foram levantadas em algumas das principais capitais europeias, como Berlim e Londres.

Divulgação

O álbum fazia parte de um dispendioso projeto de marketing desenvolvido pela Sony Music para restabelecer a influência de Jackson no mercado fonográfico depois do escândalo que desestruturou sua carreira em 1993. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea em junho de 1995 e subsequente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco.

Para a maior promoção do álbum, Michael foi a diversos programas de televisão e premiações para apresentar seus singles recém-lançados:

MTV: Video Music Awards (1995): medley dos maiores sucessos, incluindo Scream e You Are Not Alone;
Wetten Dass (1995): Dangerous e Earth Song;
Brit Awards (1996): Earth Song;
World Music Awards (1996): Earth Song;
Entre outros


Músicas

Polêmica também nas letras das músicas inéditas. Em 1995, duas entidades de luta contra o preconceito racial advertiram sobre a existência de expressões potencialmente anti-semitas na canção "They Don't Care About Us". A música foi regravada e retirada dela a palavra "jew", em português "judeu", que assume um segundo significado quando usada como gíria: "trapacear".
Este é considerado o mais pessoal dos álbuns de Jackson, já que em muitas letras notamos sua indignação com a mídia global:
"Tabloid Junkie": no refrão Jackson diz: "Só porque você lê numa revista ou vê nas notícias não faz disso um fato real";
"Childhood: Jackson explica suas "excentricidades" alegando que não teve uma infância normal, podemos notar isso em "Pessoas dizem que eu não estou bem porque eu amo algumas coisas excentricas, mas tentem entender porque eu eu não conheci minha infância".
"D.S.": Na letra, Jackson acusa uma personagem chamada Dom Sheldon de fazer parte da organização racista Ku Klux Klan. O nome é similar à do promotor de justiça Tom Sneddon, que encaminhou o processo de abuso sexual movido contra o astro em 1993.
"You Are Not Alone": Em sua luta pessoal contra a solidão, onde a faixa "You Are Not Alone", Michael diz, no refrão, o que sonhava ouvir: "You are not alone / I am here with you", ou em português: "Você não está sozinho / Eu estou aqui com você".


Sucesso comercial


HIStory chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 39 países (perdendo apenas para Dangerous, que chegou a #1 em 73 países ao redor do mundo), e interessou vinte milhões de pessoas no mundo, que adquiriram uma cópia do álbum, tornando-se o álbum duplo mais vendido de todos os tempos.[2] "Scream", um dueto de Jackson com a irmã Janet, foi escolhido como primeiro compacto promocional da semi-coletânea, em maio de 1995. Um videoclipe orçado em 7 milhões de dólares foi produzido para acompanhar a canção. Nos Estados Unidos, "Scream" estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles. O compacto tinha como lado-b a faixa "Childhood", tema do filme "Free Willy II".
O recorde foi superado mais uma vez por Michael Jackson três meses depois quando "You Are Not Alone" estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. O terceiro compacto de HIStory, "Earth Song", tornou-se o maior sucesso do álbum na Europa. A canção não chegou às rádios nos Estados Unidos. "Earth Song" também se firmou como a música de maior sucesso da carreira de Jackson na Alemanha, Reino Unido, Suíça e Dinamarca.
HIStory conquistou a primeira posição entre os mais vendidos em 39 países - a maioria deles europeus. Na Dinamarca, Suíça, Países Baixos e Bélgica a semi-coletânea é o álbum mais vendido de Jackson.


*----* we luv HIStory ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário